...

Perda de Pelo em Cães – Como Identificar

Perda de pelo em cães: como identificar e tratar a causa

Muitos proprietários de cães se preocupam com a quantidade de pelos que seus animais de estimação perdem. Embora seja normal para qualquer cão perder alguns pelos, a perda excessiva de pelos pode ser um sinal de algo mais preocupante.

Neste artigo vamos repassar os principais fatores que podem levar à perda de pelos em cães e as melhores formas de identificar e tratar a causa.

Com as orientações certas, você pode ajudar o seu cão a recuperar a saúde do pelo e evitar problemas futuros nos animais de estimação.

Quais são as principais causas de perda de pelo em cães?

Os cães normalmente perdem alguns pelos, é uma parte normal do seu ciclo de vida, mas quando há uma queda excessiva de pêlos, é sinal de que algo não está certo. Embora seja comum que os cães sofram de problemas de pele e a perda de pelo, isso não significa que não possamos fazer nada para tratar e prevenir a causa do problema.

Existem várias causas conhecidas de perda de pelo em cães, como:

  • Alergias
  • Parasitas
  • Doenças da pele
  • Má nutrição
  • Estresse

Identificar e tratar a causa é o melhor jeito de curar o seu cão da perda de pelo. Conhecer os principais sintomas, tratamentos e causas de perda de pelo pode ajudar a identificar o motivo e ajudar o seu cão a se recuperar.

Não confunda – Troca de pelo

A troca de pelo é influenciada pelas estações do ano, por exemplo quando esta chegando a primavera é normal os cães perderem aquela camada mais densa de pelo. Aqui no Brasil essas estações nao são bem demarcadas e por isso o cão pode fazer trocas ao longo de todo o ano.

Como identificar se o cão está perdendo muito pelo ?

O primeiro passo para identificar a perda de pelo em cães é observar como eles se comportam. Se o seu cão estiver perdendo mais pelo do que o normal, então você deverá identificar a causa, que pode ser alimentar, hormonal, medicação, raça, alergia, estresse e outras. Para determinar a causa da perda de pelo do seu cão, é importante consultar um veterinário para que você possa realizar os exames e tratamentos necessários, garantindo assim a saúde e bem-estar do seu cão.

IMPORTANTE

você deve reparar, caso note que o animal se coça muito ou em algum ponto esta se formando algumas feridinhas ou crostas e apresentar falhas na pelagem, você deve leva-lo a um medico veterinário para que ele possa avaliar o seu pet.

Não deixe de realizar a escovação

Escovação regular dos pelos de um cão é uma importante parte do cuidado deles. Além de tornar os bichinhos mais bonitos, uma boa escovação tem vários benefícios.

Primeiro, ela ajuda a remover pelos mortos e evitar a queda excessiva dos pelos. Ao escovar, os pelos são removidos antes que caiam de forma espontânea, o que evita a perda exagerada de pelo.

Além disso, ela remove o excesso de oleosidade, sujeira e suor dos pelos, e suaviza os nós e as evita. Em geral, escovação ajuda a melhorar a saúde do pelo e da pele. Por isso, para evitar perda de pelo, é importante escovar os seus cães diariamente para manter os pelos saudáveis.

Quais as melhores rações para queda de pelo

Opte por rações de qualidade, as melhores rações são as super premium, pois possuem ingredientes de qualidade como o Peixes e Ômega3 promovendo excelentes beneficios a saúde e a pelagem do seu melhor amigo.

É importante frisar que na maioria das vezes a queda de pelo excessiva pode ser responsável pela própria alimentação do animal. A ração pode conter alguns ingredientes que pode gerar um quadro alérgico.

Então se você trocou de ração por algum motivo e começou reparar que os pelos estão caindo fique atento pois isso pode ser a causa.

Existe medicamento para queda de pelo ?

Existem também algumas rações medicamentosas indicadas para o tratamento de queda de pelo em cães, por isso é importante levar seu pet para uma consulta assim o profissional poderá recomendar uma ração hipoalergênica.

Espero que este post tenha ajudado a identificar o motivo que seu cão esta soltando muito pelo. Sempre recomendamos que leve seu pet para um profissional examinar e assim saber com certeza como trata-lo

Perguntas frequentes – perda de pelo em cães

Por que meu cão está perdendo tanto pelo?

A perda excessiva de pelo em cães pode ser causada por várias razões, incluindo alergias, parasitas, doenças de pele, má nutrição e estresse.

O que é uma troca de pelo normal em um cão?

A troca de pelo é influenciada pelas estações do ano. Por exemplo, é normal os cães perderem uma camada mais densa de pelo na chegada da primavera. No entanto, em países com estações menos demarcadas, como o Brasil, a troca de pelo pode ocorrer durante todo o ano.

Como posso identificar se meu cão está perdendo muito pelo?

Preste atenção ao comportamento do seu cão. Se estiver perdendo mais pelo que o normal, pode ser um sinal de algum problema. Se o seu cão se coça muito, ou se houver feridas ou crostas na pele e falhas na pelagem, consulte um veterinário.

A escovação pode ajudar a evitar a perda de pelo?

Sim, a escovação regular remove pelos mortos, evita a queda excessiva e mantém a pele e o pelo saudáveis. Também pode ajudar a remover o excesso de oleosidade, sujeira e suor dos pelos, e suavizar os nós.

LEIA TAMBÉM:

Fique Por dentro Das novidades

Fique Ligado

Posts Relacionados

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.